O que é Patrimônio arqueológico?
Patrimônio arqueológico é todo vestígio da ação humana que se apresente como significativo e marcante para a compreensão do passado e construção do presente. No Brasil, o patrimônio arqueológico é considerado patrimônio nacional e é protegido por lei.
A importância do patrimônio arqueológico não se encontra no seu valor monetário ou raridade: sua relevância se expressa em seu valor científico e representativo. Ou seja, a importância do patrimônio se encontra nas informações que ele fornece: dados que vão nos ajudar a entender o passado, as relações do presente e seu valor como memória.
Mesmo nos menores fragmentos encontrados nos sítios arqueológicos espalhados pelo nosso território nacional, se encontra um pedacinho da nossa história. Seja a história dos primeiros grupos humanos a chegar no nosso território, a história da nossa colonização ou das nossas primeiras indústrias.
Preservar o patrimônio arqueológico brasileiro é preservar tudo o que ele representa do passado de grupos que viveram - ou ainda vivem - no território nacional. É garantir a continuidade da nossa memória e história.